Livros: matérias
JOGOS VORAZES | NÓS SOMOS A CAPITAL
17:55:00
A série de livros Jogos Vorazes, escrita por Suzanne Collins, ganhou recentemente seu último filme da franquia nos cinemas que evidencia ainda mais a mensagem passada pela autora: nós somos a Capital!
Assistindo um vídeo no canal da Victoria Porto sobre a hipocrisia de Jogos Vorazes (vou deixar o link lá embaixo), fiquei muito interessado na mensagem passada pela autora na série e agora vamos conversar sobre ela.
O mundo distópico de Jogos Vorazes é simples: Panem é dividido em uma capital e mais treze distritos. Para entreter a capital, o governo criou os Jogos Vorazes, onde por meio de um sorteio em cada distrito, é eleita uma dupla que luta até a morte em uma arena. O último jogador vivo é o vencedor dos jogos.
A obra de Suzanne Collins aborda diversas críticas a nossa sociedade atual, e podemos começar pelo fato de Panem vir de Panem et Circenses, medida tomada em Roma traduzindo como Pão e Circo onde o governo usava o entretenimento para desviar os olhos da população para os problemas da sociedade (hoje em dia no Brasil podemos citar o futebol, onde o governo investe bilhões e desvia os olhos dos brasileiros para as áreas da saúde e da educação).
Os Jogos Vorazes é divido basicamente em capital e distritos. E sendo assim, nós somos a capital, pois estamos sempre preocupados com a aparência, somos consumistas, conformistas e etc. Então, assim como nos filmes e nos livros, os Jogos Vorazes é um pão e circo para nós, pois mesmo assistindo toda a pobreza dos distritos e as desgraças nos jogos, não fazemos nada para mudar (somos conformistas).
PS.: Estou falando isso obviamente generalizando a sociedade.
O que pode-se notar nos milhares de fãs dos Jogos Vorazes é que a maioria se identifica com a Katniss, personagem principal do livro. Mas NÃO, não somos a Katniss! Esta personagem representa o espírito de revolução dentro de nós, mas pelo modo como fomos criados, somos a temível capital, tanto que nos preocupamos com o dinheiro, as roupas de marca e mesmo sabendo das milhares de pessoas que moram nas ruas e passam fome, estamos mais interessados nas linhas de roupas da próxima estação ou em algo bem fútil que julgamos necessário.
Agora mais um detalhe, o último livro da série, A Esperança, foi dividido em duas partes em sua adaptação cinematográfica - e sabemos que isso é apenas para lucrar, tanto que o mais recente filme lucrou cerca de 600 milhões de dólares de bilheteria -, e por que será que os filmes desta franquia conseguem ganhar taaaanto dinheiro? Talvez seja porque nós adoramos ver um monte de gente dentro de uma arena se matando para descobrir quem será o último sobrevivente.
Enquanto as pessoas da capital estão vendo em suas casas as mortes e carnificinas nos jogos, estamos fazendo exatamente o mesmo! Ninguém vai ao cinema assistir o filme para ver um retrato da sociedade atual, vamos para ver o sangue dos competidores! As pessoas estão tão preocupadas com o triângulo amoroso que ignoram o contexto de toda a história criada pela autora, tornam uma obra tão bem escrita que faz tantas críticas em algo tão vazio.
E para finalizar, vou deixar abaixo uma imagem do cartaz do segundo filme da franquia de Jogos Vorazes, onde a Katniss aponta a flecha dela para ninguém mais ninguém menos que nós, a capital.
*www.youtube.com/watch?v=ZyACw95jCFA
2 comentários
parabéns por sua comparação, ótimo texto!
ResponderExcluirobrigado
Excluir